Olhar da Saúde 2025-Thumbs-Você pode ter um osso da coluna

Você pode ter um osso da coluna quebrado e nem saber

Fraturas espontâneas nas vértebras acontecem por causa da osteoporose. E podem terminar em alterações graves na postura e na perda de altura

Fraturas em geral são associadas a muita dor. Mas, em casos específicos, é possível quebrar um osso da coluna e nem perceber. Sabe quando? Quando a osteoporose — um enfraquecimento progressivo dos ossos — avança sem os devidos cuidados. 

Nesses casos, o simples ato de carregar sacolas ou tossir pode terminar em fissuras nas vértebras. Trombadas ou quedas simples também. 

Sinais de um osso na coluna quebrada que merecem atenção incluem a diminuição de altura e uma grande curvatura da coluna, popularmente chamada de corcunda. 

O que torna a osteoporose tão perigosa?

Com o aumento da expectativa de vida, essa doença tornou-se uma grande preocupação. Ela pode levar a fraturas graves e até morte, especialmente em idosos. O pior? Muitas vezes, o problema só é descoberto em fases avançadas.

Confira alguns fatores que tornam a osteoporose tão sorrateira: 

  • Não dói até quebrar: a osteoporose age em silêncio. Cerca de 70% das fraturas nas vértebras (ossos da coluna) acontecem sem sintomas.
  • Fraturas “banais”: um movimento simples ou uma queda de própria altura podem quebrar um osso fragilizado.
  • Efeito dominó: cada osso quebrado aumenta cinco vezes o risco de novas fraturas, criando um ciclo vicioso.

Se você teve alguma fratura espontânea na coluna (sem acidente), isso já configura diagnóstico de osteoporose – mesmo que o exame de densidade óssea esteja normal.

Quem precisa fazer exames?

Basicamente, todas as mulheres acima de 65 anos e homens com mais de 70. Além disso, os fatores de risco abaixo demandam uma avaliação detalhada, mesmo em idades inferiores:

  • Início da menopausa antes dos 45 anos
  • Uso prolongado de corticoides
  • Histórico familiar
  • Diagnóstico de diabetes ou artrite reumatoide
  • Consumo excessivo de álcool

Reumatologistas, endocrinologistas, ortopedistas e geriatras trabalham juntos no diagnóstico e no tratamento da osteoporose. E uma boa notícia: medicamentos modernos podem reconstruir a massa óssea e reduzir fraturas em até 70%.

A prevenção é a melhor arma contra fraturas. Consulte um especialista, principalmente se você se encaixa em algum grupo de risco. Seus ossos agradecem! 

Por Carlos Eduardo Barra Couri,

Olhar da Saúde-Molduras-Carlos Eduardo Barra Couri

Carlos Eduardo Barra Couri

Médico endocrinologista e curador do Portal Olhar da Saúde.

Rolar para cima