Olhar da Saúde 2025-Thumbs-Doenças inflamatórias intestinais

Doenças inflamatórias intestinais também podem afetar as articulações

Doença de Crohn e retocolite ulcerativa estão entre os problemas que afligem o intestino, mas que também podem comprometer joelhos, tornozelos, costas…

Maio é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Essas condições, que afetam diretamente o trato gastrintestinal, podem causar diarreia crônica, dor abdominal, sangramento intestinal, dores nas articulações… 

O quê? Dores nas articulações?!

Sim, você leu certo: problemas intestinais podem gerar incômodos nas costas, nos joelhos, tornozelos, punhos e outras articulações. Esse grupo de manifestações é conhecido como enteroartropatias — ou seja, doenças reumáticas associadas a alterações no intestino.

Essas manifestações às vezes surgem antes do diagnóstico da doença intestinal, o que confunde os pacientes e os próprios médicos. Em alguns casos, é o reumatologista — um especialista que cuida de certas patologias que atingem as articulações — que levanta primeiro a suspeita de uma doença inflamatória intestinal, ao investigar sintomas articulares atípicos acompanhados de alterações gastrintestinais discretas.

As manifestações mais comuns de uma doença inflamatória intestinal nas juntas incluem:

  • Artrite periférica, que atinge articulações como joelhos, tornozelos e cotovelos
  • Dor lombar inflamatória, que costuma melhorar com o movimento e piorar com o repouso
  • Entesite, uma inflamação em que os tendões se inserem nos ossos, como na região do calcanhar
  • Dactilite, que é a inflamação de um dedo inteiro, também chamado de “dedo em salsicha”

A boa notícia é que, com o diagnóstico precoce e o acompanhamento conjunto entre o gastroenterologista ou proctologista e o reumatologista, é possível controlar tanto os sintomas intestinais quanto os articulares. Hoje, há tratamentos modernos que atuam nas duas frentes, promovendo mais qualidade de vida aos pacientes.

Se você tem uma doença inflamatória intestinal e começou a sentir dores nas articulações, rigidez pela manhã ou desconfortos nas costas que não passam, consulte seu médico. Na contramão, se apresenta dores articulares e sintomas intestinais associados, procure um especialista e converse sobre seu intestino. O corpo fala — mas nem sempre de maneira clara.

Por Daniela Moraes,

Olhar da Saúde-Molduras-Daniela Moraes

Daniela Moraes

Médica reumatologista pelo HC-FMRP-USP. Graduação, mestrado e doutorado pela FMRP-USP.

Rolar para cima