Medicamento tradicional contra o diabetes ajudaria contra osteoartrite no joelho
Estudo australiano indica que a metformina seria uma aliada de pessoas com sobrepeso que apresentam uma degeneração na cartilagem dos ossos
Uma pesquisa da Monash University, da University of Tasmania e do Alfred Hospital, todos na Austrália, trouxe uma notícia animadora para quem sofre com osteoartrite de joelho — a popular artrose — associada ao excesso de peso. Os estudiosos investigaram o uso da metformina, um remédio tradicionalmente prescrito para diabetes tipo 2, e verificaram que, nessa população, ela seria capaz de amenizar a dor.
Como foi feito o estudo?
Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Ou seja, nem os participantes nem os médicos sabiam quem estava recebendo o remédio ou um medicamento inócuo. Ao todo, 107 participantes com idade média de 58 anos, a maioria mulheres, participaram do estudo, realizado inteiramente via telemedicina.
Os voluntários, todos com dor de joelho persistente há mais de seis meses e índice de massa corporal (IMC) acima de 25, foram divididos em dois grupos:
- Um tomou metformina na dose de 2 000 mg por dia, durante 6 meses.
- O outro recebeu placebo (substância sem efeito fisiológico).
Após 6 meses, quem ingeriu a medicação de verdade apresentou uma redução da dor no joelho de 31 pontos numa escala de 0 a 100, em média. Já o grupo placebo teve melhora de apenas 18,9 pontos.
Essa diferença de 11,4 pontos foi estatisticamente significativa e representa um efeito moderado no controle do desconforto. Além disso, os pacientes que usaram metformina exibiram melhoras importantes na rigidez e na função do joelho, medidas por questionários específicos.
Os principais efeitos colaterais foram desconfortos gastrintestinais, como diarreia e dor abdominal. No geral, essas reações foram consideradas leves e gerenciáveis.
O estudo foi publicado na renomada revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA) em abril de 2025.
O que isso significa na prática?
Os achados sugerem que a metformina, uma opção barata, segura e amplamente disponível por causa do diabetes, pode beneficiar quem sofre com osteoartrite de joelho e excesso de peso.
Especula-se que o leve emagrecimento promovido pela metformina e suas propriedades anti-inflamatórias e de melhora do metabolismo das células estaria por trás dos resultados encontrados.
Entretanto, os autores alertam que o estudo teve um número relativamente pequeno de participantes. Segundo eles, são necessários ensaios clínicos maiores para confirmar esses resultados antes que a metformina seja adotada rotineiramente para esse fim.
O que mais há de novo contra a osteoartrite?
Outro avanço recente é o uso da semaglutida uma vez por semana — um medicamento originalmente desenvolvido para obesidade e diabetes. Estudos recentes sugerem que, ao fomentar a perda de peso significativa e reduzir a inflamação, ela aliviaria os sintomas da osteoartrite e melhoraria a qualidade de vida.
O tratamento contra a osteoartrite, que durante décadas permaneceu sem grandes inovações, começa a ganhar novas perspectivas, oferecendo esperança para milhões de pessoas.
30 de abril de 2025
,