Quando o exame de fator reumatoide dá positivo
Essa avaliação gera muita ansiedade, mas, isoladamente, traz poucas respostas definitivas
É comum o reumatologista receber em seu consultório pacientes muito preocupados com o resultado de um exame de sangue: o fator reumatoide. Em geral, esse teste de sangue é solicitado frente a um contexto de dores no corpo ou nas articulações.
Frente a um resultado positivo, a primeira orientação é manter a calma, porque esse achado depende do cenário em que está inserido. Se temos uma pessoa com inflamações em várias articulações, sensação de muita rigidez ao acordar e alterações nos exames de inflamação, aí sim devemos ter mais atenção.
Nesse contexto, um fator reumatoide positivo aponta para uma doença chamada artrite reumatoide, que é caracterizada por um ataque do nosso próprio sistema imunológico às articulações. Sem cuidados, ela pode gerar muito desconforto e deformidades.
Agora, mesmo nesse cenário, um reumatologista avalia outros parâmetros antes de fechar o diagnóstico. E muitas pessoas têm o fator reumatoide positivo no sangue, mas não apresentam nenhuma doença. Aquela dor nas juntas pode estar vindo de uma lesão ou de uma degeneração típica do envelhecimento, por exemplo.
Fora que a chance desse exame dar positivo e não estar associado a nenhuma doença se eleva com o avançar da idade.
Na maioria das vezes, um exame sozinho traz poucas informações. O paciente precisa de uma avaliação adequada de um reumatologista. Na área da saúde, temos de nos lembrar sempre que tratamos uma pessoa, não um exame.
27 de setembro de 2024
,Daniela Moraes
Médica reumatologista pelo HC-FMRP-USP. Graduação, mestrado e doutorado pela FMRP-USP.