Olhar da Saúde-Thumbs-Artrite ou artrose qual a diferença

Artrite ou artrose: qual a diferença?

Não, elas não são sinônimos. E entender a diferença é importante para cuidar bem das articulações do corpo

“Minha mãe, minha tia e minha avó têm artrite e artrose”. Já perdi a conta de quantas vezes ouvi essa frase. E também foram inúmeras as vezes que me perguntaram: “Doutora, qual a diferença entre artrite e artrose?”. E você, sabe responder a essa pergunta? 

Artrite é um termo genérico que indica inflamação na articulação. Ou seja, a junta apresentará dor, inchaço, calor e, muitas vezes, vermelhidão. 

Artrite não é o nome de uma doença, mas o da manifestação de várias doenças. Assim como a febre, que pode estar presente em uma pneumonia, na dengue ou mesmo em leucemias, a artrite é comum na artrite reumatoide, no lúpus eritematoso sistêmico, na gota, nas vasculites e até em um trauma sofrido. 

É importante sabermos que a artrite pode surgir ainda em certos casos de câncer e doenças infecciosas, como hepatites, chikungunya e tuberculose. 

Sabe onde mais ela às vezes dá as caras? Na artrose, também chamada de osteoartrite. Aqui, sim, estamos falando de uma doença – e extremamente comum.

A artrose indica um desgaste da articulação. A cartilagem começa a sofrer uma destruição, e o osso abaixo dela começa a crescer de forma anormal, fazendo com que ocorra diminuição do espaço entre um osso e outro. 

É como se faltasse “óleo na engrenagem”. Em articulações como joelhos, quadris, ombros e mãos, esse crescimento ósseo dá origem aos chamados osteófitos. Na coluna, chamamos os osteófitos popularmente de “bicos de papagaio”.

Idade, herança familiar, traumas e algumas doenças que afetam as articulações aumentam o risco dessa condição. 

Após essa explicação, dá para concluir que nem todos que dizem ter artrite e artrose realmente carregam esses problemas – ou, ao menos, os dois.

É importante sabermos corretamente as doenças e alterações que sofremos. Só assim seremos agentes mais participativos dentro do processo do tratamento.

Por Daniela Moraes,

Olhar da Saúde-Molduras-Daniela Moraes

Daniela Moraes

Médica reumatologista pelo HC-FMRP-USP. Graduação, mestrado e doutorado pela FMRP-USP.

Rolar para cima