ABRAF lança programa educacional gratuito sobre doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
O curso online tem como objetivo promover a capacitação da rede de saúde e trazer conscientização sobre a doença
A Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) lança o programa educacional CapacitAS, um curso sobre doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) para profissionais da saúde. A iniciativa, realizada pela organização sem fins lucrativos, pretende trazer informação, capacitação e visibilidade a respeito da condição e tem como público-alvo as equipes multidisciplinares de saúde: assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, agentes comunitários de saúde, bem como estudantes dessas áreas.
Com inscrições gratuitas e emissão de certificado de conclusão, o programa traz aos profissionais das áreas de saúde uma educação continuada com carga horária de 18 horas, divididas em três módulos específicos.
O primeiro módulo é de boas-vindas e de apresentação da ABRAF. Já no segundo módulo, os participantes do CapacitAS terão aulas de conteúdo científico com especialistas no cuidado de pessoas com DPOC para explorar temas como Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT), a necessidade de a DPOC ser prioridade na atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) e a abordagem multidisciplinar e recomendações no tratamento da doença.
Entre os médicos especialistas que ministram as aulas, o CapacitAS conta com a participação do Dr. Ricardo Beneti, médico pneumologista e professor da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, na Universidade do Oeste Paulista; da Dra. Angela Honda, médica pneumologista, Diretora Executiva e Líder de Programas Educacionais da Fundação ProAR e médica voluntária na Reabilitação Pulmonar na Unifesp; e da Dra. Aline Marsico, fisioterapeuta, mestra e doutora em Ciências da Reabilitação.
O terceiro e último módulo será voltado para a jornada dos pacientes. “Este é um diferencial do CapacitAS, trazer depoimentos de pessoas que convivem com a DPOC. Temos relatos de duas pacientes e de uma familiar e cuidadora”, explica Iara Machado, diretora de projetos da ABRAF. Segundo ela, a DPOC é classificada como a quarta causa de morte no mundo e, no Brasil, acomete cerca de 10,1% da população. “Por isso, é importante que as equipes multidisciplinares saibam reconhecer a DPOC, entendam como deve ser o tratamento e se sensibilizem para o impacto que a doença tem na vida das pessoas. Esse é o foco do CapacitAS, gerar mais conhecimento e conscientização entre os profissionais de saúde”, completa Iara.
As inscrições para o CapacitAs estão abertas e podem ser realizadas através do site https://abraf.eadplataforma.app/curso/capacitas, onde os interessados podem encontrar mais informações sobre o programa educacional.
Sobre a ABRAF
A Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas é uma entidade privada sem fins lucrativos cujo objetivo é apoiar as pessoas com doenças do pulmão e do coração (hipertensão pulmonar, fibrose pulmonar, asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca), por meio de conscientização, apoio e promoção de políticas públicas. A ABRAF tem sede em São Paulo e atuação nacional, além de contar com um canal de atendimento gratuito, a Central do Pulmão (0800 072 0070), que tem como objetivo encurtar a jornada dos pacientes por diagnóstico e cuidado no SUS. A organização faz parte do Global Allergy & Airways Patient Platform (GAAPP) e do Civil Society Engagement Mechanism (CSEM), movimento global da ONU que tem o intuito de construir sistemas de saúde mais fortes.
Por Maria Júlia Bueno Cabral , 12 de dezembro de 2024