Olhar da Saúde-Thumbs-Por que você deveria começar a maneirar no sal hoje

Por que você deveria começar a maneirar no sal hoje

Medidas simples para reduzir a ingestão desse ingrediente afastam a hipertensão – e, entre quem já a tem, ajuda a afastar as complicações

Muita gente, ao medir a pressão, não entende o que está por trás dos números que aparecem. O grande problema é que ter a pressão acima de 14 por 9 – quadro que define a hipertensão – é um importante fator de risco para infarto, derrame cerebral e insuficiência cardíaca. A popular pressão alta, que afeta um em cada três adultos no mundo, também aumenta o risco de insuficiência renal, sendo uma das principais causas de necessidade de diálise no planeta. 

Obesidade, histórico familiar e consumo excessivo de sal (cloreto de sódio) estão entre os grandes fatores de risco para a hipertensão arterial. E eu gostaria de me concentrar neste último ponto.

Diversos estudos comprovam que controlar a ingestão de sal reduz significativamente a pressão em indivíduos hipertensos. Isso diminui o risco de eventos cardiovasculares e renais. Há casos em que a pessoa, ao acertar a dieta, passa a precisar de menos medicamentos para a doença. 

Mas qual a dose máxima diária recomendada de sal? A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo seja inferior a 5 gramas de sal de cozinha por dia para adultos e crianças a partir de 2 anos. No entanto, a média no Brasil é de cerca de 12 gramas por dia – mais do que o dobro do preconizado.

Então seguem algumas estratégias para reduzir o consumo de sal:

  • Cozinhe mais! Isso favorece o controle sobre os ingredientes.
  • Utilize temperos naturais. Vale apostar em ervas frescas, especiarias e outros condimentos para agregar sabor aos pratos sem a necessidade de sal em excesso.
  • Leia os rótulos. É importante verificar a quantidade de sódio presente nos produtos antes de consumi-los.
  • Evite os alimentos processados. Salsichas, presuntos, enlatados e outros produtos industrializados geralmente apresentam alto teor de sódio.
  • Diminua gradativamente a quantidade de sal adicionada aos alimentos. Assim o paladar se acostuma sem que você sofra demais. 
  • Consuma mais frutas e vegetais frescos. Esses alimentos são naturalmente ricos em potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.
  • Beba bastante água. A água ajuda a eliminar o excesso de sódio do corpo.

Como disse, essas recomendações são úteis para quem tem hipertensão e para aqueles que não a têm, mas querem prevenir. E você, mediu a pressão recentemente?

Por Carlos Eduardo Barra Couri,

Olhar da Saúde-Molduras-Carlos Eduardo Barra Couri
Carlos Eduardo Barra Couri

Médico endocrinologista e curador do Portal Olhar da Saúde.

Rolar para cima