Você anda tristonho, irritado, desanimado e ansioso? Fique de olho no seu sono
Tristeza, irritação, desânimo e ansiedade. Talvez a solução para minimizar esses sentimentos negativos seja mais simples do que você imagina.
Na Universidade de Montana, nos Estados Unidos, um grupo de cientistas fez uma revisão de 154 estudos, com um total de 5.715 indivíduos que, de alguma forma, eram privados de sono. Alguns eram mantidos acordados por mais tempo; outros tinham de dormir menos horas; e outros eram acordados periodicamente ao longo da noite.
Sabe o que se verificou? Que as pessoas privadas de sono apresentavam menos emoções positivas, como alegria, felicidade e contentamento. Ao contrário, elas manifestavam mais sintomas de ansiedade e tristeza (embora não se identificasse depressão).
Verdade que, nessa revisão, a idade média dos participantes ficou em 23 anos. E sabemos que 30% dos adultos e mais de 90% dos adolescentes não têm uma quantidade adequada de sono.
Ainda assim, nota-se que o sono possui um impacto sobre as emoções.
Então, sabe aquela passadinha nas redes sociais que você dá na hora de dormir? Pois é, se evitá-la e ganhar 30 minutos a mais de sono a cada noite, você pode resolver em muito seus sentimentos negativos e se tornar uma pessoa mais alegre.
Minha sugestão: cuide do seu sono!
, 16 de março de 2024
Maria Victoria Martinez Descalzo
Médica endocrinologista, com graduação e especialização pela FMUSP.