Olhar da Saúde 2025-Thumbs-Anabolizantes em atletas

Anabolizantes em atletas: o que acontece com o coração no longo prazo?

Estudo avaliou por 11 anos diversos efeitos graves do uso dessa droga

A busca pelo corpo perfeito e pela performance leva muitas pessoas a recorrerem aos anabolizantes, substâncias que prometem músculos maiores e força extrema. Mas você parou para pensar no que esses produtos fazem com o coração?

Um novo estudo de pesquisadores do Hospital Bispebjerg e Frederiksberg, na Dinamarca, publicado na prestigiada revista científica Circulation, em 2025, revela dados alarmantes. Os cientistas analisaram 1.189 homens penalizados por doping em academias dinamarquesas e os compararam a um grupo de características semelhantes de 59.450 homens da população geral, mas que não utilizaram anabolizantes. O acompanhamento médio foi de 11 anos. 

O primeiro dado preocupante é o de que a idade média dos usuários de anabolizante ficava na casa dos 27 anos. Ou seja, eram jovens adultos! 

Acima disso, no entanto, os dados apontam que homens que usaram essas substâncias apresentam risco significativamente maior de doenças cardiovasculares graves, como:

  • Infarto do miocárdio (risco 3 vezes maior entre usuários de anabolizantes)
  • Insuficiência cardíaca (risco 3,6 vezes maior)
  • Arritmias cardíacas (risco 2,2 vezes maior)
  • Cardiomiopatia (risco 9 vezes maior)
  • Tromboses e problemas circulatórios

Mas como os anabolizantes agridem o coração?

Os anabolizantes são versões sintéticas da testosterona. Quando usados de forma excessiva, podem desencadear efeitos prejudiciais no sistema cardiovascular, como:

  • Hipertrofia cardíaca: crescimento anormal do coração.
  • Trombose e infartos: o aumento na produção de glóbulos vermelhos pode levar à formação de coágulos, bloqueando artérias.
  • Pressão alta e arritmias: o uso prolongado altera os batimentos cardíacos e sobrecarrega o sistema circulatório.
  • Aterosclerose precoce: placas de gordura se acumulam nas artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo.

E atenção: os danos cardiovasculares podem continuar a se manifestar mesmo após a interrupção do uso dos anabolizantes.

A ilusão do corpo perfeito

Muitos acreditam que os anabolizantes são seguros porque veem fisiculturistas e influenciadores ostentando corpos musculosos. No entanto, a realidade por trás das câmeras pode ser bem diferente. 

Casos de infarto precoce, insuficiência cardíaca e até morte súbita em atletas que aplicam essas drogas têm sido cada vez mais documentados na literatura médica. O que parece ser apenas uma “ajudinha” para ganhar músculos torna-se passaporte para uma vida cheia de complicações médicas.

E mais: o profissional de saúde que indica anabolizantes para fins de performance ou estético não estará na sala de urgência quando o atleta estiver passando por complicações. Já pensou nisso? 

Por Carlos Eduardo Barra Couri,

Olhar da Saúde-Molduras-Carlos Eduardo Barra Couri

Carlos Eduardo Barra Couri

Médico endocrinologista e curador do Portal Olhar da Saúde.

Rolar para cima